A Historia do Projeto ISPConfig

ISPConfig é um painel de controle de hospedagem Opensource para Linux, que é capaz de gerenciar vários servidores a partir de um painel de controle. Ele é licenciado sob a licença BSD.
ISPConfig é similar ao CPanel, mas não tem custo algum para que está usando, ele faz gestão de DNS, E-mail, Sites, FTP e Bases de Dados.

Você pode gerenciar todos esses serviços via interface web, o que torna simples a gestão de um ambiente Linux mesmo sem conhecer um ambiente de DNS, Sites e E-mail.
A primeira versão (2.0.4) do ISPConfig foi lançada em 13 de Julho de 2005, o projeto tem quase 12 anos de desenvolvimento, a ultima versão estável é 3.1.2 lançada em 25 de Janeiro de 2017.

Ele vem sendo desenvolvido por esses desenvolvedores feras em Linux: projektfarm Gmbh, Till Brehm, Falko Timme e outros ao redor do mundo.
Eles vivem na Alemanha, eu sempre reporto Bugs para o projeto, para que o ISPConfig funcione 100% no OpenSUSE, conversei muito com o Falko Timme seu Twitter é @falko.
O ISP é desenvolvido em PHP e usa uma base de dados Mysql para guardar as informações e alguns scripts de bash para fazer as coisas acontecerem no backend.

O software precisa de um Servidor HTTP (apache2 ou nginx) para funcionar, sempre questionei o projeto por isso, porque não usar uma linguagem que tenha embutido seu próprio Servidor HTTP, como Golang, Python ou Ruby, mas isso e outra história.
Hoje o ISPConfig é um software muito maduro e estável, ele esta disponível para as principais distribuições Linux: Debian, Ubuntu, CentOS, OpenSUSE, mas eles recomendam Debian ou Ubuntu.

Eu utilizo o projeto desde de 2007 na sua versão 2.X, hoje ele está na versão 3.1.2 e continua com mais funções, já esta 100% traduzido para o Português do Brasil o que facilita e muito na administração do ambiente, principalmente para delegar essa administração para outras pessoas.
Fora que você não ira pagar nada para utilizar o ISPConfig.

Recentemente criei o curso online de Postfix com ISPConfig3 na Escola Linux de treinamentos, que usei o ISPConfig3 para ajudar na gestão e deploy desse ambiente de e-mail, esse mês está com um desconto bem bacana, da uma olhada lá.

E como não é pouco já estou elaborando outro curso online de Administração de Servidor de Hospedagem de sites, mas agora vou postar o curso no EAD do Diolinux, nesse curso vou usar o ISPConfig3 na sua ultima versão que agora tem o tão esperado suporte para o HHVM instalado no Ubuntu 16.04 64Bits.

Mas você não precisa ficar triste :-( caso não tenha recurso nesse momento para pagar o curso, fiz alguns vídeos sobre o ISPConfig3 no Canal Oficina do Tux e no Canal LinuxPro no Youtube e aqui nesse Blog e no Gist tem muitas coisas sobre o ISPConfig3, como scripts de instalação, dicas e outras coisas.

Mas nada como fazer o curso, principalmente o curso de Servidor de E-mail com Postfix, já que esse mês está com um desconto bem bacana, da uma olhada lá.

Abaixo está uma foto de todos os serviços que o ISPConfig3 administra no Servidor Linux, aguardem, em breve mais cursos irão chegar sobre toda a infraestrutura por trás do projeto ISPConfig.

Compartilhe este post!