10 motivos para o Ubuntu usar o KDE em vez do GNOME

10 Motivos para o Ubuntu usar o KDE em vez do GNOME
Esta não é uma comparação do GNOME vs KDE, especificamente para o Ubuntu e seus usuários, considerando a visão inovadora que eles tinham até agora. Apenas pensamentos pessoais, ordenados por importância para o sucesso Ubuntu na minha opinião.

1 ➜ Experiência semelhante ao Windows

A razão mais importante pra mim é que o novo usuário do Ubuntu geralmente era um usuário do Windows. KDE Plasma por padrão tem a aparência do Windows: painel na parte inferior com um ícone para abrir um menu e pesquisa/launch de aplicativos e arquivos, um gerenciador de tarefas e uma bandeja do sistema. Eu instalei Plasma para muitos usuários do Windows durante os anos e eles acharam mais intuitivo do que Unity e provavelmente do que o GNOME 3. Na verdade eu tentei o GNOME 3 muitas vezes, mas demorou um pouco antes de ser capaz de entender a visão do GNOME para o fluxo de trabalho. É muito interessante e inovador, mas é imposto por padrão e você vai aprender a usá-lo bem apenas se você quiser ou se você é um usuário muito experiente de outra interface (UI, Desktop). O usuário do Windows que tenta usar Linux quer apenas um ambiente de trabalho. Eu vi que os usuários do Windows que tentaram usar o KDE Plasma estavam satisfeitos desde o primeiro momento, começaram a trabalhar e depois de um tempo (dias, semanas) eles personalizaram sua interface de usuário e exploravam novos fluxos de trabalho, provavelmente quando eles tinham tempo livre e não são estressados ​​pelo trabalho.

2 ➜ Experiência semelhante ao Unity com um clique

Quem gosta da experiência do Unity pode facilmente obtê-lo no KDE Plasma usando um pacote Look&Feel. Já existe um pacote para isso no KDE Store. Eventualmente, o instalador do Ubuntu poderia fornecer uma escolha no final do processo perguntando qual a experiência que o usuário prefere (Windows/Plasma, Unity, MacOS etc).

3 ➜ Simples, poderoso quando necessário

Software KDE, incluindo Aplicativos de Plasma e KDE, é geralmente muito simples e intuitivo por padrão, mas fornece recursos avançados que o usuário pode facilmente descobrir com sua própria curiosidade. Em vez o GNOME tem uma visão precisa sobre minimalismo, que significa um produto muito elegante, mas muitas vezes também faltando características muito importantes para produtividade.

4 ➜ Plasma Mobile

O KDE está desenvolvendo sua alternativa ao Android com muitas coisas de tecnologia em comum com o Ubuntu Touch. A experiência dos entusiastas do Ubuntu com Qt e QML poderia ser usada no mundo do Plasma Mobile. No momento Ubuntu Touch e seus aplicativos podem ser executados no Plasma Mobile.

5 ➜ A convergência é o futuro

A idéia original sobre a convergência de UIs nascidas no KDE. A Canonical desenvolveu-o com o Ubuntu Touch e agora o Plasma Mobile e o Kirigami continuam essa visão. Convergência é perseguido também pelo Google e Microsoft e no futuro, será uma característica muito comum. Os smartphones tornam-se PCs de secretária quando ligados ao teclado, mouse e monitor, tablet tornando-se portátil, arquivos e configurações compartilhados entre diferentes dispositivos de forma estão aqui. Plasma e Kirigami aproveitam as melhores tecnologias para este propósito, como Qt/QML e Wayland.

6 ➜ Kirigami apps que funcionam em todos os lugares

Vamos ser honestos: Plasma Mobile e outros não serão alternativas reais para o Android no curto prazo. Mas estar no mundo móvel, no Android ou iOS, é muito importante para todos os fabricantes de software e, de fato, o KDE literalmente fez uma revolução com o KDE Connect que melhora a experiência de desktop com o Android. Mas pense também em aplicativos como o Nextcloud, ambos disponíveis no desktop Linux e no Android que sincronizam nossos arquivos. Para proporcionar uma melhor experiência em software para Plasma e KDE, precisamos deste tipo de aplicações complementares no Android e no iOS. Kirigami está aqui para fornecer uma estrutura de interface do usuário multi-plataforma para Linux Desktop, Windows, Mac OS, Android, iOS e Plasma Mobile.

7 ➜ Qt não é apenas algo do Linux

Embora GTK possa ser um bom produto, seu foco está no desktop Linux e é desenvolvido principalmente para a visão do GNOME. O software KDE usa o Qt, que é um dos melhores produtos da indústria e está disponível no Windows, MacOS, Android e iOS. Enquanto muitos desenvolvedores preferem GTK para seus aplicativos Linux, se o objetivo é promover o software livre, devemos abrir para outras plataformas e como eu disse, especialmente no Android e iOS, porque atualmente não temos uma alternativa de plataforma móvel.

8 ➜ KDE Neon e suas inovações

O KDE Neon fornece uma nova maneira de aderir ao desenvolvimento fornecendo um conjunto completo de compilações, incluindo diretamente dos repositórios git-stable e git-unstable. Além disso, o uso de imagens Docker por usuários do KDE Neon é capaz de testar rapidamente novos recursos fornecendo feedbacks ou caçar bugs. Acho muito útil fazer uma compilação diária para verificar se um bug foi corrigido antes de relatá-lo.

9 ➜ Integração com o KDE Store

O software KDE, incluindo Plasma e Aplicações, pode transferir tipos muito diferentes de addons do KDE Store sem visitar nenhuma página Web, diretamente a partir de aplicações: widgets Plasma, temas Plasma, ícones Freedesktop, Menus de Serviço para o Dolphins, skins para o Yakuake e muitos outros. Todos nós vemos o sucesso da Google Play Store e da Apple, o KDE Store e OpenDesktop em geral é um passo adiante hospedando addons. As integrações do KDE para eles estão melhorando continuamente: também o Plasma Discover, o centro de software do KDE, pode gerenciar addons do KDE Store.

10 ➜ Breeze

Pensamento muito pessoal: O tema da Breeze parece mais moderno e é adotado também em produtos não-KDE, por exemplo, os ícones da Breeze agora são usados no Libreoffice.

Chegamos ao fim do artigo, achou o que estava procurando?
Faltou alguma informação?
Alguma parte ficou mal redigida?
Posso melhorar o artigo de alguma forma? Deixe seu feedback, é muito importante!

Compartilhe este post!