Motivos que levam usuários a se decepcionar com Linux

Vou tentar abordar neste post os principais motivos que vejo e acho, que levam novos usuários a se decepcionar com o pinguim.
Artigo original tirado do Blog Oficina do Tux.

Desempenho e compatibilidade

Esta opção é principalmente para usuários de placas de vídeo AMD e aqueles azarados (ou desinformados) que possuem aquela placa WiFi cujo o fabricante não dá um suporte decente para o Linux, por mais que seja raro, seguido vejo alguém com problemas com certas placas WiFi, as vezes ela é reconhecida mas não funciona corretamente, por mais que uma placa WiFi seja barata hoje em dia, o usuário acha mais fácil voltar para Windows do que comprar uma placa compatível com Linux.

Sobre usuários da AMD, o que eu percebo é uma “fanboyolisse” por parte deles (claro que não são todos) de não aceitarem que a AMD não dá um bom suporte a drivers para o Linux como a Nvidia (falo de drivers proprietários) e por gostarem muito da AMD retornam para o Windows, não vou dizer que com Nvidia é tudo às mil maravilhas, pois para quem tem placas antigas tem problemas até no Windows, por não ser mais compatíveis com novos drivers e as placas híbridas (notebook) na qual o próprio fabricante informa que “pode não funcionar direito no Linux”.
Mas infelizmente quem quer jogar no Linux, precisa de uma Nvidia no desktop para ter uma boa experiência, com grandes títulos com qualidade como mostro em meu canal FastOS em gameplays e benchmarks.

Falsas expectativas

Neste ponto existe 2 tipos de usuários, um que possui hardware muito antigo e ouviu falar que o Linux “revive” qualquer hardware fraco. Bom, ele pode até reviver mas depende de um pouco de pesquisa, pois as distribuições mais populares não têm esse foco, logo não vão rodar bem em hardware antigo como Ubuntu com Unity, Fedora com Gnome etc.
E por mais que o usuário reconheça que vai precisar usar uma interface com características antigas e simplista, ele fica decepcionado por não poder usar as interfaces mais populares e modernas.

E o segundo é aquele usuário que acredita em “conto de fadas” é aquele usuário que acha que não vai ter nenhum problema com Linux, e nunca vai precisar pesquisar no Google para fazer algo, geralmente é um usuário que teve muitos problemas usando Windows.

Mal informado sobre a diversidade

Este eu vejo com mais frequência, é aquele usuário que acha que Linux = Ubuntu(com unity) não sabe que existem versões com interfaces diferentes, e nem que existem outras distribuições!

“_voltei pro windows porque achei feio a cara do Linux”

“_quais sistemas você testou ?”

“_ué testei o linux ubuntu!”

Tem aqueles que descobrem outras distribuições, mas ainda acham que cada distro tem 1 interface. Já vi usuários experimentando Fedora porque “gostou da interface” como se não pudesse usar a mesma no Ubuntu.
Mal sabe ele que existem os “sabores” do ubuntu como Xubuntu, kubuntu, Ubuntu Gnome, Mate… e Fedora spins com kde,mate,cinnamon e outros.

Por isso defendo a divulgação de algumas interfaces/distribuições, eu disse “algumas” porque não acho que tenha necessidades de mostrar todas como: Gentoo ou Funtoo para novatos, ou então interfaces muito diferentes como openbox, i3wm e afins.

Wine: Você sai do Windows mas Windows não sai de você

Esse é o clássico usuário que tenta executar .exe, tenta rodar todos programas e jogos pelo wine/playonlinux.

Esta é uma opção que pode quebrar o galho e funcionar satisfatoriamente, o que esquecem de falar, é o trabalho que você pode ter para instalar um jogo, ou um programa mais complexo, e como é comum ocorrer muitos erros e principalmente o desempenho é muito inferior a opção nativa, por essas e outras é uma ferramenta para usuários mais experientes.

A Comunidade

Aqui você encontra um vídeo falando mais sobre o problema da comunidade.

O mais polêmico para o final, a comunidade também é um dos fatores que fazem usuários desistirem de usar Linux, comentários do tipo:

“Linux não é para jogos , Linux não é para isso ou aquilo… é bom apenas para servidor…”

É verdade que no Linux pode não ter a melhor ferramenta para edição de vídeo profissional, ou mesma quantidade de jogos que Windows, mas isso não quer dizer que todos precisam usar Adobe Premiere para editar seus vídeos, ou que todos jogam apenas os jogos da EA games.

Tem também os xiitas do software livre, ou puristas que acham que não se deve usar softwares proprietários no Linux,

Esses dias vi uma pessoa surpresa por saber, que tem usuários que não usam Linux apenas por ser software livre! Essas pessoas podem fazer o usuário desanimar com a plataforma, por achar que ele não vai poder usar alguns softwares proprietários que ele gosta, ou que não vai ter o mesmo suporte por isso.

Onde na verdade é ao contrário, hoje você tem muitos jogos e programas proprietários de forma nativa Linux.

Minha conclusão é que sempre vai haver algum motivo que possa desanimar novos usuários, mas a consequência disso não são apenas dos fatores que citei, também depende do próprio usuário em querer usar a plataforma, em saber que a comunidade não é um site de busca e que ela não trabalha para você, fazendo perguntas a todo momento que poderiam ser encontradas facilmente pesquisando no Google.

Resumindo pode haver “N” motivos para você desanimar ou se frustrar com o Linux, mas no final das contas não adianta dar desculpas, pois você é o responsável por suas escolhas, e sempre vai haver uma alternativa, seja ela dual boot ou troca de hardware o que for, no final depende apenas de você.

Chegamos ao fim do artigo, achou o que estava procurando?
Faltou alguma informação?
Alguma parte ficou mal redigida?
Posso melhorar o artigo de alguma forma? Deixe seu feedback, é muito importante!

Compartilhe este post!