Pioneiros do Opensource.

Pioneiros que levou o Opensource para o próximo nível.

O Opensource mudou a industria de software, introduzido em meados dos anos 80, mas realmente fez um grande impacto no final dos anos 90, introduzindo uma abordagem livre e colaborativa para o desenvolvimento de software.

O que foi primeiro adotado apenas por uma pequena comunidade, agora abraçado pelo maior setor, com gigantes como a Microsoft, aproveitando a inovação criada pela acessibilidade, flexibilidade, transparência e interoperabilidade do opensource.

Opensource tem sido impulsionado por muitas grandes mentes, com inovadores estabelecendo práticas de código aberto e cultura em negócios e indústria.
Segue uma lista de 5 inovadores e pioneiros que têm alimentado o crescimento exponencial e sucesso do opensource e ainda trouxeram o software livre para as massas.

Caso tenha esquecido de algum ou você queira adicionar mais nomes a essa lista, coloque abaixo nos comentários que eu adiciono nesse post !!!

Linus Torvalds

Você não poderia ter uma lista de pioneiros de código aberto sem Linus Torvalds, o criador do Kernel Linux. O homem por trás do kernel para sistemas operacionais como Linux, Android e Chrome, Torvalds começou a mexer com idéias para um sistema operacional em 91, quando ele era um estudante de Ciência da Computação de 21 anos na Universidade de Helsinki.

Descrevendo o projeto na época como “apenas um hobby” que “não seria grande e profissional como o GNU”, o Kernel Linux rapidamente ganhou desenvolvedores e usuários através da Comunidade MINIX, que contribuiu com código e idéias para o kernel. Desde seu lançamento inicial em 1991, o Kernel Linux recebeu contribuições de milhares de programadores e empresas, incluindo alguns dos maiores fornecedores de software e hardware do mundo.

Curiosamente, Torvalds queria chamar o kernel ‘Freax’ - uma combinação de livre, Freak e a letra X, para indicar que era um sistema Unix-like. Seu amigo, que era o administrador de onde o kernel foi inicialmente hospedado para download, chamado Torvalds diretório linux.

Acreditando que “opensource é a única maneira correta de fazer software”, Torvalds também é creditado com a criação e desenvolvimento do sistema de revisão distribuída Git e o software de planejamento o Subsurface. O nativo finlandês foi homenageado com muitos prêmios e elogios em relação ao seu trabalho em código aberto, incluindo o IEEE Computer Society 2014 Pioneer Award Computer.

Torvalds trabalha para a Linux Foundation, uma associação comercial de tecnologia sem fins lucrativos que visa apoiar os “maiores recursos tecnológicos compartilhados da história”. Torvalds continua a ser a autoridade sobre qual novo código pode ser incorporado no kernal padrão do Linux e também mantém a marca registrada do Linux.

Mark Shuttleworth

Fundador da Canonical, fundou a empresa para apoiar e promover projetos de software livre, como o sistema operacional Ubuntu. Também reconhecido como um turista espacial, que foi o primeiro sul-africano a viajar para o espaço.
Shuttleworth começou sua carreira a partir da década de 90, quando se envolveu como um dos desenvolvedores do sistema operacional Debian.

Ele então mudou-se para o software livre, financiando o desenvolvimento do Ubuntu, que é uma distribuição Linux baseada no Debian. Isso foi financiado através de sua empresa, a Canonical.
O Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux projetado para servidores e desktop, seja em ambiente físicos ou virtuais. Muitos grandes vendedores proprietários também descobriram e abraçaram o Ubuntu após seu desenvolvimento em desktops e servidores.

Usando Ubuntu como um ponto central, Shuttleworth nivelou acima com vários desenvolvimentos para a oferta de servidor, desktops e outros requisitos adicionais.
O Ubuntu é amplamente conhecido por sua oferta de sistema operacional de desktop gratuito, enquanto a Canonical é conhecida por seu software de servidor e pela infraestrutura de nuvem OpenStack para entrega de data centers.

Mark Shuttleworth também é conhecido por desempenhar um papel importante no ecossistema OpenStack com suas ofertas da Canonical e Ubuntu, que permite que os membros da comunidade participem. Isto é especialmente como Ubuntu é classificado como o sistema operacional mais popular para OpenStack no mundo.

Mark Zuckerberg

CEO do Facebook, também é conhecido como um programador de computador desde da sua tenra idade. Isso também teve aumentado seu interesse em opensource.
Zuckerberg começou a escrever software durante a escola secundária, e seu pai lhe ensinou Atari BASIC Programming na década de 90.

Ele construiu seu primeiro programa de software, chamado ‘ZuckNet’ em casa, e era conhecido como uma versão primitiva do Instant Messenger da AOL quando saiu no ano seguinte.
Zuckerberg também criou uma versão inicial do software de música Pandora, que foi nomeado como Synapse. Empresas como a Microsoft e AOL expressaram seu interesse em comprar o software e também ofereceram para contratá-lo antes da formatura, mas Zuckerberg recusou.

Zuckerberg estudou na universidade de Harvard e durante seu tempo lá, lançou o Facebook em 2004, de seu quarto, que mudou então para um escritório um ano mais tarde com Peter Theil que investiu na companhia.
Ao longo dos anos, Zuckerberg elevou o site de mídia social Facebook em muito mais do que apenas mídia social e pode ser identificado como a maior empresa de software de código aberto em todo o mundo sem sequer vender software.

Como argumentado por muitos, embora o Facebook não venda software de código aberto, o site de mídia social em si é todo feito com opensource e não pode existir se ele não usar opensource.
Isto é perceptível no uso de opensource através de uma grande variedade de plataformas, sendo uma a base de que o Facebook abre tudo, tais como software e hardware.

Por exemplo, em termos de hardware, o Facebook tomou uma decisão pública para abrir seus centros de dados e também lançou o Open Compute Project, que é uma organização de uma série de empresas que participam no compartilhamento de centros de dados entre si.

Após isso, o Facebook também revelou que tem mais de 1.000 contribuidores para seus projetos de opensource que todos são parte da sua família de código aberto. Portanto, com base no efeito Zuckerberg, permite que o Facebook venha desenvolver uma base sólida de software e hardware opensource.

Dave McAllister

Opensource Geek atualmente Diretor de Engenharia de Desenvolvedores da Solace, foi reconhecido como uma hierarquia para sistemas abertos e opensource desde os primórdios do Linux.

Suas funções mais populares incluem trabalhar na Adobe e na Red Hat para plataformas relacionadas a fontes abertas. Mais eficazmente, ele se juntou à Red Hat, fornecedora de software opensource, para liderar as iniciativas da comunidade Gluster e Big Data no grupo Open Source and Standards (OSAS).

De acordo com McAllister, quando perguntado por que ele escolheu a Red Hat como a melhor mudança de seus oito anos na indústria de opensource da Adobe, ele disse: “Trabalhando com pessoas que ajudaram a criar fontes abertas na escolha pela inovação e pelo desenvolvimento, Trabalho em Linux, em armazenamento e em uma nuvem, é um desafio que estou ansioso.”
Desde então, McAllister assumiu visivelmente outros papéis que mostrarão efetivamente suas habilidades em opensource.

Bill Laing

O ex-vice-presidente corporativo da Microsoft, Bill Laing, pode ser classificado como uma das principais pessoas envolvidas na reviravolta da Microsoft para opensource, especialmente depois que seu ex-CEO se referiu ao Linux como “um câncer” 15 anos antes de se juntar à Linux Foundation.

O ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, fez esta declaração que dizia: “O Linux é um câncer que se atribui em um sentido de propriedade intelectual a tudo o que toca”, durante uma entrevista para o Chicago Sun-Times em 2001.
Nos últimos anos, entretanto, a Microsoft adotou o código aberto com uma ampla seleção de inovações, como seus “Centros de dados em escala de nuvem”.

Um exemplo de suas transformações inclui a adesão ao Open Compute Project, que Laing descreveu como uma plataforma que deve ser usada para contribuir com a especificação do servidor de nuvem da Microsoft. Esta, sendo apenas uma das iniciativas da Microsoft nesta plataforma, é um amplo conjunto de especificações de design para servidores e hardware avançados que serão implantados em seus data centers.

Bill Laing confirmou durante o anúncio da transformação da empresa que, “a Microsoft não só vai levantar o véu de seus projetos de servidor secreto. Será “abrir o fonte” desses projetos, compartilhá-los com o mundo em geral.”

Novamente, isso mostra os esforços da Microsoft para fazer uso de opensource com força total.

Chegamos ao fim do artigo, achou o que estava procurando?
Faltou alguma informação?
Alguma parte ficou mal redigida?
Posso melhorar o artigo de alguma forma? Deixe seu feedback, é muito importante!

Compartilhe este post!