Tema do Windows XP no Linux

Tema do Windows XP no Linux

Para criar um ambiente receptivo para usuários vindos do Windows da Microsoft? Nesse post ensino como fazer o seu Linux ficar parecido com o grande Windows XP.

Sobre o Lubuntu

O Lubuntu, como o nome indica, é um sistema Linux baseado no popular Ubuntu, destacando-se dos demais pela simplicidade, facilidade de uso e leveza. Pesando pouco mais de 900 MB e com requisitos de hardware modestos, o sistema é a solução ideal para quem quer dar sobrevida àquele computador antigo que está encostado.

Sobre o LXDE

LXDE é um ambiente de desktop open source para Unix e outras plataformas POSIX, como Linux e BSD. O nome LXDE significa “Lightweight X11 Desktop Environment”.

LXDE foi desenvolvido para funcionar bem em computadores lentos e de baixa performance e para sistemas simplificados como netbooks e outros computadores pequenos. LXDE é eficiente no uso de energia e rápido comparado com outros desktops. LXDE pode ser usado em várias distribuições Linux como Mandriva, Ubuntu, Debian, Fedora e openSUSE.

Tema XP no Lubuntu

Depois de ter sido abandonado pela Microsoft, o Windows XP deu seus últimos suspiros. Para seus usuários, só resta a opção de migrar para as versões mais recentes do sistema operacional ou para um outro sistema semelhante.

Para essa última opção, o procedimento a seguir pode ser a solução. Ele permitirá personalizar o Lubuntu e criar um ambiente familiar, que pode muito bem ser usado pelos usuários vindos do XP.

O Lubuntu é baseado no LXDE, um ambiente desktop leve que, provavelmente, tem requisitos de hardware ainda mais baixos do que o Windows XP. Ele é uma das melhores opções para ser usado em sistemas mais antigos e também é a distro mais leve da família Ubuntu.

Melhor ainda, é muito fácil fazer o Lubuntu ficar parecido com o Windows XP, pois você só precisa do pacote temático chamado Lubuntu XP three flavors, do pacote de ícones GnomeXP e uns poucos ajustes.

O pacote Lubuntu XP three flavors contém temas Openbox adequados para três cores (azul, verde-oliva, prata), o papel de parede padrão do Windows XP e os botões “Iniciar” estilo XP com um toque Linux (o logotipo do Tux).

Vídeo: Linux com Tema do Windows XP

Chegamos ao fim do artigo, achou o que estava procurando?
Faltou alguma informação?
Alguma parte ficou mal redigida?
Posso melhorar o artigo de alguma forma? Deixe seu feedback, é muito importante!

Compartilhe este post!