Novo Zimbra 8.7.7

Com nova Interface de Webmail

Parece que a Synacor, a dona do Zimbra neste momento, está fazendo um ótimo trabalho, diferente de algumas empresas que comprou o software e não fez praticamente nada, a Synacor está fazendo uma evolução bem sutil e promissora no Zimbra.
Para ficar mais interessante, para os desenvolvedores, agora tem um novo jeito de fazer fazer o build de uma versão em desenvolvimento, chamada de zm-build, que está disponivel no Github do Zimbra, espero que em breve tenha como fazer esse mesmo build para Debian e OpenSUSE.

A última versão do Zimbra que testei, foi a 8.7.1, que tenho um video de instalação no Canal, já estava muito leve perto das versões anteriores, creio que a tendência e ficar mais leve ainda.
Mas para um ambiente mais simples que não tem tanto recurso para gastar com hardware para e-mail ainda sugiro o ISPConfig com Postfix, que ministro o curso online para orientar o profissional e tirar mais proveito desse magnífico projeto Opensource, sei que estou puxando um pouco a sardinha para o ISPConfig, mas convenhamos não dá para ser leve usando Java, dois servidores http e uma porrada de processos feito em .jar, creio que todo mundo sabe disso, quem não souber tente instalar um Zimbra em um Servidor com 2GB de RAM para ver o que acontece. Se você fizer esse teste, escreve nos comentários desse post o que aconteceu.

Sobre o Zimbra

O Zimbra Collaboration Suite (ZCS) é um conjunto de software colaborativo, que inclui um servidor de e-mail e um cliente web.
Ele foi inicialmente desenvolvido pela LiquidSys, que mudou seu nome para Zimbra, em 26 de julho de 2005.
O Zimbra Collaboration Suite foi lançado pela primeira vez em 2005.
A empresa foi posteriormente adquirida pela Yahoo! em 17 de setembro de 2007 e mais tarde vendida para a VMware Em 12 de janeiro de 2010.
Em julho de 2013, foi vendida pela VMware para a Telligent Systems, que mudou seu nome para Zimbra, Inc. em setembro de 2013.
Foi adquirida pela Synacor Inc. em 18 de agosto de 2015.
De acordo com o ex-presidente de Zimbra e CTO Scott Dietzen, o nome de Zimbra é derivado da canção “I Zimbra” por Talking Heads.

Zimbra Universal UI – Public Beta

Durante o primeiro COMMIT, um evento de tecnologia e desenvolvimento da Zimbra, foi apresentada a nova Universal UI: uma interface de usuário redesenhada para o Zimbra Collaboration que inclui padrões modernos e melhora a experiência do usuário.

Experimente o novo Universal UI - Cloud Based

Você pode experimentá-lo hoje sem instalar nada! Clique no link, siga as instruções e, em poucos minutos, você receberá um URL de login, nome de usuário e senha do Zimbra. Faça os testes que quiser: importe um antigo .tar.gz de outra conta Zimbra, envie ou receba e-mails, crie compromissos ou contatos, etc.

Experimente o novo Universal UI - Build

Se você é um desenvolvedor ativo ou se deseja testar a nova interface com seus Zimlets ou seus próprios desenvolvimentos, tem uma compilação para desenvolvedores. Mas não use em Produção.

Recursos aprimorados

O Zimbra Universal UI foi construído para preservar a essência e know-how Zimbra, melhorando a funcionalidade e a experiência geral do usuário. Muitas melhorias agora oferecem uma melhor experiência aos usuários em uma interface muito mais intuitiva.

Nova visualização do calendário

A visualização do Calendário foi redesenhada com uma aparência moderna. Um dos destaques é a nova maneira de adicionar rapidamente eventos, sem popups, para melhorar a eficiência do usuário.

Nova visualização de contatos

Para a exibição Contatos, oferecemos uma exibição de avatar mais moderna. Se o usuário ainda não tiver uma imagem, o Zimbra mostrará as iniciais do contato.

Nova visualização de tarefas

A exibição Tarefa mostra uma visão moderna e fresca do status da Tarefa, alterando a barra de progresso para um círculo de progresso.

Chegamos ao fim do artigo, achou o que estava procurando?
Faltou alguma informação?
Alguma parte ficou mal redigida?
Posso melhorar o artigo de alguma forma? Deixe seu feedback, é muito importante!

Compartilhe este post!